alfarroba Você já ouviu falar da alfarroba e de seus benefícios? Sabia que ela pode substituir o cacau?

Ela é uma vagem, fruto da alfarrobeira, nativa do Mediterrâneo, que possui uma cor marrom escuro e sabor adocicado. Seu pó ou farinha derivado da polpa da vagem torrada e moída é utilizado para substituir o cacau.

Apesar de ser um alimento substituto do cacau em alguns produtos, são ingredientes que possuem grandes diferenças em relação um ao outro. O cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, enquanto a alfarroba possui 0,7% de gordura e um alto teor de açúcares naturais (sacarose, glicose e frutose), em torno de 38 a 45%.

Na Europa, principalmente na Espanha e recentemente em Portugal, a alfarroba já é utilizada em vários doces. Isso porque é um alimento saudável e de alto valor nutritivo.

Benefícios da alfarroba:

  • Vitamina B1 – colabora para o funcionamento do sistema nervoso, músculos e coração e melhora o raciocínio;

  • Vitamina A –  essencial para o crescimento dos ossos e dentes, vitalidade da pele e saúde da visão;

  • Vitamina B2 – responsável por extrair energia de gorduras, proteínas e carboidratos;

  • Cálcio – mineral que ajuda a desenvolver e manter saúde dos ossos e dentes, atua na contração muscular, na regulação e transmissão de impulsos nervosos e ativa várias enzimas responsáveis pela digestão de gorduras e metabolismo de proteínas;

  • Magnésio – atua na contração e relaxamento muscuclar, funcionamento de certas enzimas do organismo, produz proteínas e produz e transporta energia.

  • Ferro – ajuda na formação de hemoglobina, contração muscular, função cerebral, cabelos, pele e unhas, gravidez, transporta oxigênio, previne anemia e favorece a perda de peso.

  • Ácidos graxos como ômega 3 e 6 – ajudam a manter os níveis de colesterol adequados, contribuindo para a saúde do seu coração.

  • Alto teor de fibras – ajudam na melhora da flora intestinal.

A alfarroba não possui agentes alergênicos ou estimulantes como por exemplo, a cafeína e teobromina, que estão presentes no cacau. Apesar de ter um alto teor de açúcares, possui um baixo teor calórico devido à quantidade mínima de lipídeos (gorduras) e a alta quantidade de fibras naturais.

Estudos feitos recentemente mostraram que a alfarroba não contém glúten e possui um grande potencial antioxidante, semelhante ao do azeite e superior ao do vinho, o que leva os cientistas a acreditarem que os componentes do fruto podem ser úteis no combate a radicais livres e a doenças crônico-degenerativas.

E aí, curtiu a dica? Que tal substituir o chocolate pela alfarroba quando bater aquela vontade de comer um docinho?

 

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