O termo “ansiedade” tem várias definições nos dicionários não técnicos: aflição, angústia, perturbação do espírito causada pela incerteza, relação com qualquer contexto de perigo, entre outros. Estar constantemente com essas sensações não é bom pra ninguém, por isso vale a pena investir em formas naturais para controlar a ansiedade. Uma delas é o consumo de alimentos, como:

Frutas

frutas

 

A maçã é rica em fibras, carboidratos, zinco e selênio, que combate a ansiedade e relaxa. A uva, além de ser uma fruta energética, é fonte de vitaminas do complexo B, que auxiliam no funcionamento do sistema nervoso Central. Já as frutas cítricas são ricas em vitamina C, que reduz a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e a ansiedade. Elas promovem o bom funcionamento do sistema nervoso e aumentam a sensação de bem-estar.

 

Ovos

ovos

Os ovos são fontes de vitaminas do complexo B, acetilcolina e niacina. A carência dessas substâncias no organismo pode provocar ansiedade, depressão e apatia. Dois ovos por semana são o suficiente para manter uma vida saudável.

 

Mel

  mel

O mel ajuda o organismo a produzir a serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar, que regula as mudanças de humor que provocam a ansiedade.

 

Carboidratos

  carboidratos

Proveniente dos cereais e integrais, os carboidratos elevam o nível de açúcar no sangue, ao fornecerem energia, disposição e bem-estar. Pães, arroz, aveia, feijão, massas, batata e uvas fazem parte deste grupo alimentar.

 

Espinafre

espinafre

O espinafre contém folato (ácido fólico), uma potente vitamina antidepressiva natural. Segundo um estudo da Universidade da Califórnia, o cérebro consome muita energia para funcionar e isso resulta na sobra de resíduos químicos oxidantes. É neste momento que alimentos como o espinafre começam a trabalhar para eliminar as substâncias em excesso.

 

Alface

  03

A alface é rica em lactucina e folato, que atuam no organismo como calmantes e previnem a depressão e confusões mentais.

 

Chocolate

chocolate

O chocolate é rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e que melhora o humor, reduzindo a sensação de ansiedade. São recomendados cerca de 30 gramas de chocolate por dia, de preferência amargo.

 

Caso você continue a sentir-se ansioso com muita frequência, procure um atendimento profissional. Um psicólogo provavelmente poderá ajudar! ;-)

 

  Quer mais conteúdos exclusivos de beleza, saúde e nutrição? Vem ver o nosso Instagram!

O que você achou?

obrigatório

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>