exercícios

Você sabia que o sedentarismo pode desencadear doenças graves? Ter uma alimentação saudável e praticar exercícios regularmente são atividades simples e naturais que fazem um bem danado! Como dia 5 de agosto é Dia Nacional da Saúde, vamos lembrar de algumas formas para ajudar a manter a saúde.

Ao aderir a um dia a dia mais ativo, você evita problemas como – clique nos links para conhecer melhor as maneiras de evitar estas doenças:

 Além dos links acima, separamos algumas dicas adicionais que vão ajudar você a manter hábitos saudáveis:

Comer de 3 em 3 horas

Se algum dia você já foi a um nutricionista, certamente já ouviu isso, né? Mas você sabe o por quê? Depois de cada refeição, nosso corpo começa o processo de digestão, quando acontece a quebra do alimento e a absorção de nutrientes. Nas primeiras duas horas, ocorre o aumento do nível de glicose presente em nosso sangue, a principal fonte de energia para o funcionamento do corpo. Depois desse processo, esse nível começa a cair. Se não nos alimentamos, o corpo começa a dar sinais de hipoglicemia (queda do nível de glicose no sangue): diminuição da concentração, fraqueza, sonolência e até tontura e tremores. Por isso, para manter a concentração e evitar sonolência, se alimentar em frações é essencial.

Se alimentar de 3 em 3 horas também ajuda na perda de peso. Quando o intervalo entre uma refeição e outra é muito longo, o corpo entende que precisa estocar o máximo de nutrientes e energia, e com isso, acaba armazenando aquelas terríveis gordurinhas! 

Alimentação Balanceada

Uma alimentação balanceada é composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio, minerais e vitaminas. É uma dieta variada, onde possui todos os grupos alimentares essenciais. Nessa dieta, quanto maior a variação de cereais integrais, carnes magras, hortaliças e frutas, melhor, pois ajuda na manutenção do peso corporal e a regular o nível de colesterol no sangue.

A redução de alimentos energéticos, como o açúcar, também é muito importante para manter o corpo saudável. E se por acaso der aquela vontade de doce, substitua o açúcar por frutas! 

Prática de exercícios

Com que frequência você pratica algum exercício físico?

A prática de atividades físicas na rotina ajuda na diminuição do estresse, riscos de doenças do coração e diabetes, aumentam a resistência muscular e produzem mais serotonina, hormônio do bem-estar. Exercícios aeróbicos, como a corrida, a pedalada e variados tipos de dança, ajudam muito na perda de peso por serem atividades de grande perda calórica. Veja qual dessas modalidades se encaixam mais nas suas necessidades: http://blog.sesifarmacia.com.br/bem-estar/saiba-como-identificar-a-atividade-fisica-mais-adequada/.

Antes de qualquer dieta e prática de exercícios, procure seu médico e faça exames de rotina para estar com a sua saúde sempre em dia!

 

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